Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

Doenças que afetam o sexo masculino durante a vida

Postado: 2 de setembro de 2016

Hábitos do dia a dia dos homens podem estimular o desenvolvimento de diversas doenças. Aqueles que bebem pouca água ficam expostos a baixas temperaturas, ingerem bebida alcoólica, fumam e passam por consultas preventivas com pouquíssima frequência têm mais chances de serem acometidos por doenças cerebrais, cardíacas e infecções nas vias respiratórias, principalmente em estações mais frias, como o inverno. Veja as principais doenças que atingem os homens desde a infância até a idade adulta.

INFÂNCIA

Criptorquidia

A doença ocorre quando os testículos dos bebês não ‘locomovem’ para a bolsa escrotal — o que normalmente ocorre nos primeiros quatro meses de vida. Segundo o especialista, se até o primeiro ano de idade isso não acontecer, os meninos precisam ser submetidos a uma cirurgia laparoscópica chamada orquiopexia, que vai mover o testículo para o escroto.

Fimose

A fimose é quando a pele que cobre a cabeça do pênis não se move. Isso também é comum em bebês recém-nascidos, dificultando a higienização do órgão e sendo porta de entrada para infecções locais e urinárias. Em casos mais extremos, o menino fica até com dificuldade para urinar. O tratamento pode ser feito com pomadas ou intervenção cirúrgica, para casos mais graves.

Enurese noturna

O famoso xixi na cama é a perda incontrolável de urina durante o sono. Até os cinco anos de idade, médicos consideram esse transtorno uma condição comum. No entanto, depois dessa idade, se torna um problema grave e precisa ser tratado. Segundo dados mundiais, 15% das crianças com cinco anos ainda fazem xixi na cama com frequência. Entre os tratamentos, estão os medicamentos orais e um alarme sonoro, que é colocado na roupa da criança antes de dormir.

ADOLESCÊNCIA

HPV

Pouco comentada no universo masculino, a doença pode ser transmitida durante as relações sexuais. A vacinação contra o HPV apresentou maior eficácia na prevenção dos homens do que das mulheres, reduzindo índices de câncer oral, genital e anal, além da diminuição da propagação de verrugas genitais de transmissão sexual. A vacina para meninos é recomendada por médicos entre os 9 e 26 anos de idade.

Ejaculação precoce

A ejaculação precoce normalmente é relacionada a um alto nível de ansiedade, mas pode também estar relacionada com a prostatite, alterações do hormônio responsável pelo humor e pelo sono, a seratonina, hipersensibilidade da glande ou problemas de tireoide. Se diagnosticado, o tratamento precisa ser acompanhado por especialistas.

HBP (Hiperplasia Benigna de Próstata)

A doença faz com que o órgão aumente, prejudicando a facilidade para urinar. Normalmente, ocorre com homens a partir dos 60 anos de idade. Por ser silenciosa, a doença nem sempre apresenta sintomas, mas, metade dos homens percebe que há algo de errado na hora de urinar, uma vez que, a próstata aumentada comprime a uretra, por onde passa a urina.Quem sofre de hiperplasia benigna de próstata sente mais dificuldade para mirar, na hora de urinar, e a diminuição da força do jato urinário.

Daem (Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino)

Significa a diminuição da produção de testosterona, hormônio masculino, que cai cerca de 12% a cada década de vida. Os principais sintomas apresentados são diminuição de força e da massa muscular. A memória fica comprometida, assim como as funções cognitivas. O homem passa a sentir maior depressão e irritabilidade. O especialista orienta que um urologista seja procurado para encontrar o diagnóstico correto e aplicar o tratamento adequado

Disfunção erétil

Conhecida popularmente como impotência sexual, a doença pode ser de natureza orgânica ou psicogênica. O fator decisivo para o diagnóstico é o histórico da vida do paciente.Normalmente, os fatores de risco mais relacionados são diabetes e doenças cardiovasculares, além de hipertensão arterial, depressão e uso de medicamentos

Pedra nos rins

Formados por cristais presentes na urina, as pedras nos rins têm como principais sintomas dores súbitas e intensas na região da lombar. Uma dieta rica em proteínas e sódio, associada à baixa ingestão de líquidos, é um dos principais fatores que desencadeiam a doença.

Câncer de próstata

A doença cresce lenta e silenciosamente. E, se não houver um diagnóstico precoce, o câncer pode se espalhar e atingir órgãos vizinhos como bexiga, ureteres e reto. As causas ainda são desconhecidas, massabe-se que ele é originado de desequilíbrios genéticos que causam alterações moleculares. Quanto mais idade tem o homem, maiores as chances de desenvolver a doença. Por isso, é preciso consultar um urologista anualmente a partir dos 50 anos de idade, para prevenir e detectar o quanto antes.

Publicado por: susga

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


9 − = oito

Susga

Clínica Susga

Medicina Diagnóstica
Com 40 anos de história, a Clínica Susga é referência no mercado em exames de diagnósticos por imagem na região de São Gonçalo e Leste Fluminense...
Perfil Completo