Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

O que é apendicite?

Postado: 19 de agosto de 2016

A apendicite é uma inflamação do apêndice, um pequeno órgão localizado no lado direito do abdômen, que tem ligação direta com o intestino e que causa dor intensa no lado direito e inferior do abdômen, além de vômitos, febre e enjôos e, geralmente, ocorre devido à entrada de fezes no apêndice. 
Para tratar este problema, o apêndice deve ser retirado o mais rapidamente possível através de cirurgia indicada pelo médico, para evitar complicações mais graves como peritonite.

Como identificar os sintomas da apendicite

Os principais sintomas da apendicite incluem:
Dor em volta do umbigo, que depois se vai intensificando, especialmente para o lado direito e embaixo do abdômen, em forma de pontadas fortes;
Dor intensa no lado direito, que pode ser confundido com gases;
Sensação de má digestão com barriga inchada;
Enjôo ou vômitos e perda de apetite;
Febre entre 37.5ºC e 38ºC;
Diarreia;
Calafrios e tremores associado a mal-estar geral.
Estes sintomas são mais frequentes em crianças e adolescentes, porém a apendicite aguda pode ocorrer em qualquer individuo. 
Além disso, quando a dor dura mais de um mês é considerada apendicite crônica e é mais comum a partir dos 40 anos de idade, acontecendo lentamente e que pode diminuir com  analgésicos e anti-inflamatórios. 

Causas, Diagnóstico e Tratamento

Uma das causas mais comuns da apendicite é a entrada de fezes no apêndice ou o traumatismo direto no apêndice, causando sua ruptura ou impedindo o fluxo de sangue no local. 
O diagnóstico da apendicite pode ser feito através da palpação do abdômen pelo médico, exame de sangue como hemograma, exame de urina e para confirmar o diagnóstico é necessário fazer exames de imagem, como raio-x do abdômen e tomografia computadorizada.
A cirurgia para apendicite, chamada apendicectomia, é a única forma de tratamento e, onde é retirado o apêndice através de um pequeno corte no abdômen. Caso o apêndice não seja removido, pode ocorrer o seu rompimento, – apendicite supurada – aumentando a possibilidade de libertar bactérias no abdômen e levar à ocorrência de peritonite e formação de abscessos no abdômen, por exemplo. 
Fonte: Tua Saúde

Publicado por: Susga Diagnostico

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


4 − = três

Susga

Clínica Susga

Medicina Diagnóstica
Com 40 anos de história, a Clínica Susga é referência no mercado em exames de diagnósticos por imagem na região de São Gonçalo e Leste Fluminense...
Perfil Completo