Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

Arritmias cardíacas: quais são os cuidados necessários ao praticar exercícios

Postado: 9 de janeiro de 2017

Consulta médica prévia e atenção à medicação são fundamentais

Batimentos cardíacos irregulares, palpitações, sensação de esmagamento ou aceleração cardíaca são os principais sintomas das arritmias cardíacas, alterações que fazem com que as contrações musculares do coração aconteçam de forma desordenada. Esse funcionamento irregular (que pode ser muito lento ou muito rápido) pode trazer consequências como dor no peito (angina), infarto, insuficiência cardíaca, AVC e até morte súbita.

Para prevenir as complicações das arritmias cardíacas, é preciso se exercitar com regularidade e segurança. Confira as principais orientações dos cardiologistas:

Em caso de uso de medicação betabloqueadora – Para esses pacientes, os exercícios físicos não estão contra-indicados, mas a intensidade deve ser avaliada por outros métodos que não a frequência cardíaca. A principal delas é percepção do esforço: a pessoa não pode se cansar e não deve nunca ultrapassar seus limites. O exercício tem que ser leve. A intensidade, o tempo e a frequência da atividade física dependem inicialmente da determinação do risco do paciente.

É importante ter o acompanhamento de um fisioterapeuta ou educador físico durante a prática. Pessoas com arritmia cardíaca que já tenham insuficiência cardíaca ou doenças das artérias coronárias – os vasos que levam o sangue ao coração e que podem ser facilmente entupidas – estão, salvo aval médico, proibidas de fazer atividades, principalmente sem o acompanhamento de um profissional. Essa restrição acontece porque os riscos são muito maiores nesses casos.

Sintomas que merecem atenção
Interrompa o exercício imediatamente e procure um médico caso apresente algum dos sintomas abaixo:
– Dor torácica;
– Palpitações;
– Vertigem;
– Tontura;
– Sede acima do seu normal;
– Falta de ar;
– Palidez;
– Coração acelerado;
– Batidas do coração fora do ritmo.

Não retorne a prática sem uma nova avaliação e autorização do seu médico.

Importante:
Descanse – Reduza a intensidade progressivamente dos 10 a 15 minutos finais da prática e, caso se sinta muito cansado, descanse por alguns minutos até que se sinta pronto para continuar as rotinas do dia.

Fonte: Minha Vida

Publicado por: susga

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


4 × seis =

Susga

Clínica Susga

Medicina Diagnóstica
Com 40 anos de história, a Clínica Susga é referência no mercado em exames de diagnósticos por imagem na região de São Gonçalo e Leste Fluminense...
Perfil Completo