Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

É melhor correr na esteira ou ao ar livre?

Postado: 5 de agosto de 2016

Praticar corrida está cada vez mais comum. Porém a dúvida de muitos é: onde é melhor correr, esteira ou rua?
Cada um escolhe o que é mais prazeroso para si: correr/caminhar na esteira ou na rua, afinal correr faz bem não importam as circunstâncias. Mas será que existe muita diferença entre os dois?
Veja a seguir as vantagens e desvantagens de cada situação e quando você deve dar preferência para cada uma das formas de correr/caminhar.

CORRER NA ESTEIRA 

Apesar de parecer monótono, afinal correr no lugar não é muito motivante, a esteira possui suas vantagens.
Vantagens
Controle do ritmo: na esteira você pode colocar velocidade, inclinação e distância, o que é ótimo, pois possibilita uma infinidade de treinos;
– Diminui o impacto: a maioria das esteiras absorve bem o impacto, o que diminui o risco de lesão;
– Treino contínuo: Não há interrupções, geralmente causadas na prática em ruas e parques devido a buracos, pedestres e carros.
Desvantagens
– Menor trabalho muscular: a esteira joga o usuário para trás, diminuindo o trabalho dos posteriores de coxa.
 

CORRER NA RUA

Correr na rua pode ser perigoso, procure praças, parques ou ruas calmas para você fazer sua atividade.
Vantagens
– Aumento de gasto calórico: comparado à esteira o gasto calórico é maior devido ao maior trabalho muscular, resistência do vento e da variação do solo;
– Facilidade para encontrar local para treinar: basta colocar um tênis, pegar uma garrafa d’água e sair correndo;
– Diminui o risco de osteoporose: devido ao impacto, há criação de massa óssea. Essa vantagem pode virar uma desvantagem, caso não haja periodização no treino.
Desvantagens
– Maior impacto: mesmo com evolução na técnica da pisada, o impacto é maior no solo quando comparado à esteira. Se o treino não for periodizado essa prática pode gerar uma lesão;
– Clima: deve-se tomar cuidado ou até evitar corridas a céu aberto em dias frios, chuvosos ou muito secos.
 

MAS QUAL ESCOLHER: ESTEIRA OU RUA?

Em geral, especialistas recomendam a esteira para iniciantes, pois facilita a criação de coordenação, ganho de ritmo e condicionamento no caso de pessoas que estão saindo de uma vida sedentária sem muito sofrimento.
O equipamento também é indicado para quem está se recuperando de alguma lesão, devido ao menor impacto, maior controle da situação e melhor visualização das passadas. Para os atletas, principalmente corredores de rua, em certa fase da periodização, a esteira é bem-vinda porque pode adequar o ritmo e os colocar em situações diferentes como inclinações elevadas e altas velocidades. Pessoas acima do peso, pelas mesmas razões do sedentário e por ter menos impacto nas articulações também podem se beneficiar com a esteira.
Pessoas mais avançados podem correr na rua porque já possuem musculatura e articulação mais preparada. A melhor forma para que os atletas aperfeiçoem sua corrida é praticar no solo. Entretanto, algumas situações podem alterar tudo o que foi dito acima. Em dias de chuva, por exemplo, o melhor é evitar possíveis contratempos e correr na boa e velha esteira. Por questões motivacionais, correr em um parque no fim da tarde em um dia ensolarado é muito mais gostoso do que na esteira numa academia abafada.
Todos podem fazer treinos das duas maneiras, é só adequar ao objetivo e conversar com um profissional para analisar o que é melhor para você em cada situação.

Publicado por: Susga Diagnostico

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


3 + = sete

Susga

Clínica Susga

Medicina Diagnóstica
Com 40 anos de história, a Clínica Susga é referência no mercado em exames de diagnósticos por imagem na região de São Gonçalo e Leste Fluminense...
Perfil Completo