Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

Recuperação da cirurgia bariátrica

Postado: 18 de julho de 2016

A recuperação da cirurgia bariátrica pode demorar entre 6 meses a 1 ano e, o paciente pode perder de 10% a 40% do peso inicial durante esse período, sendo mais rápido nos primeiros meses de recuperação.
Durante o primeiro mês após a cirurgia, é normal o paciente ter dor no abdômen, náuseas, vômitos e diarreia com frequência, principalmente após as refeições e, para evitar estes sintomas são essenciais alguns cuidados com a alimentação e com o retorno às atividades de vida diária e prática de exercício físico.
Os exercícios respiratórios são indicados para serem realizados nos primeiros dias do pós-operatório para prevenir complicações respiratórias.
Dieta após cirurgia bariátrica
Após a cirurgia para emagrecer, o paciente será alimentado por soro pela veia e, apenas dois dias depois poderá beber água e chás, que deverá ingerir de 20 em 20 minutos em pequenas quantidades, no máximo um copo de café de cada vez, pois o estômago está muito sensível.
Geralmente, cinco dias após a cirurgia bariátrica, que é quando a pessoa tolera bem os líquidos, o paciente pode comer alimentos pastosos como pudim ou creme,  e, apenas um mês após a cirurgia poderá iniciar a ingestão de alimentos sólidos, por indicação médica. Além destas dicas, o médico pode indicar o uso de um multivitamínico, pois, a cirurgia para emagrecer pode levar a perda de vitaminas como ácido fólico e vitaminas do complexo B.

Curativo da cirurgia bariátrica

Depois da cirurgia bariátrica, como colocação de banda gástrica ou bypass, o paciente terá curativos no abdômen que protegem as cicatrizes e, que deverão ser avaliados por um enfermeiro e trocados no posto de saúde uma semana após a cirurgia. Durante essa semana o paciente não deverá molhar o curativo para evitar que a cicatriz infeccione.
Além disso, 15 dias após a cirurgia o individuo terá que voltar ao posto de saúde para remover os agrafos ou pontos e, após removê-los deverá aplicar creme hidratante diariamente sobre a cicatriz para hidratá-la.

Atividade física após cirurgia bariátrica

O exercício físico deve ser iniciado uma semana após a cirurgia e de uma forma lenta e sem fazer muito esforço, pois ajuda a emagrecer ainda mais rápido. O paciente pode começar por andar ou subir escadas, pois, além de ajudar a perder peso, ajuda a diminuir o risco de desenvolver trombose e contribui para que o intestino funcione de forma correta. No entanto, o paciente deve evitar pegar em pesos e fazer abdominais no primeiro mês após a cirurgia.
Como aliviar a dor após cirurgia bariátrica
Ter dor após uma cirurgia para emagrecer é normal durante o primeiro mês e a dor vai diminuindo com o passar do tempo. Nesse caso, o médico pode indicar o uso de analgésicos para aliviá-la e ter maior bem-estar. No caso de cirurgias por laparotomia, onde o abdômen é aberto, o médico pode também recomendar o uso de uma faixa abdominal para apoiar a barriga e diminuir o desconforto.
Fonte: Tua Saúde 

Publicado por: Susga Diagnostico

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


nove − = 1

Susga

Clínica Susga

Medicina Diagnóstica
Com 40 anos de história, a Clínica Susga é referência no mercado em exames de diagnósticos por imagem na região de São Gonçalo e Leste Fluminense...
Perfil Completo