Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

Ultrassom transvaginal: sua saúde íntima em dia

Postado: 22 de março de 2017

Saúde íntima em dia é sinônimo de bem-estar e de corpo mais saudável. E o ultrassom transvaginal é um dos exames mais importantes para identificar problemas precocemente.

Apesar de algumas mulheres encararem o procedimento com desconforto, ele é fundamental. Com o teste, o médico pode ter uma imagem de todo o aparelho reprodutor da mulher, o que ajuda no diagnóstico de diversas doenças. Entenda quando fazer o exame.

A importância do ultrassom transvaginal

O ultrassom transvaginal é importante para reconhecer os padrões de normalidade e diagnosticar as principais doenças ginecológicas e intercorrências obstétricas no primeiro trimestre de gravidez.

O exame funciona baseado no fenômeno de interação de uma onda mecânica com os tecidos corporais – portanto, sem utilizar radiação ionizante. É um método minimamente invasivo e não possui efeitos nocivos relevantes para a paciente.

 

 

 

Esse procedimento ajuda a prevenir a progressão de doenças como miomas, pólipos endometriais e adenomiose. Ele também rastreia o câncer ovariano e a endometriose profunda. Toda mulher deve fazer anualmente a ultrassonografia transvaginal, desde que não haja contraindicação ao método. Isso é importante para “diagnosticar precocemente as doenças ginecológicas, evitando a sua progressão, realizando seu tratamento adequado e precoce e mantendo, dessa forma, a qualidade de vida.

 

A ultrassonografia é contraindicada para pacientes virgens. Por isso, a faixa etária para indicar as avaliações transvaginais depende do início da atividade sexual.

 

Não adie sua consulta ginecológica

Os dias parecem passar cada vez mais rápidos e as responsabilidades do dia a dia se acumulam. No entanto, mesmo diante de uma rotina agitada, a mulher deve se lembrar da importância de manter os exames ginecológicos em dia. Algumas doenças são bastante silenciosas e acabam não enviando sinais à paciente de que algo não vai bem. Especialmente nesses casos, os exames de rotina podem identificar a condição e possibilitar que o tratamento seja iniciado o quanto antes. Não subestime sintomas aparentemente sem importância!

 

O check-up ginecológico contribui para o diagnóstico precoce de doenças sérias, como o câncer de mama ou de colo de útero, mas também de situações corriqueiras que podem interferir na qualidade de vida da mulher, tais como corrimentos, dores nas mamas e alterações na menstruação.

 

Fonte: Vivo | Mais Saúde

Publicado por: susga

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


+ 4 = dez

Susga

Clínica Susga

Medicina Diagnóstica
Com 40 anos de história, a Clínica Susga é referência no mercado em exames de diagnósticos por imagem na região de São Gonçalo e Leste Fluminense...
Perfil Completo