Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

Existe uma idade ideal para engravidar?

Postado: 15 de maio de 2017

Esta é uma pergunta bem complexa porque muitas vezes a idade reprodutiva ideal não acompanha a idade em que a mulher se sente preparada para engravidar. Do ponto de vista reprodutivo, o ápice da fertilidade acontece ao redor dos 20- 25 anos, uma fase em que muitas mulheres ainda estão se preparando para a vida profissional ou começando no seu primeiro emprego.

É importante entender que a mulheres nascem já com a sua reserva total de óvulos que é formada na vida intrauterina. Esta reserva ovariana, como chamamos tecnicamente, também sofre variações de acordo com a história de vida de cada uma, características genéticas, hábitos de vida saudáveis – fumar, por exemplo, diminui a reserva de óvulos- e doenças prévias. Ter menstruado muito cedo ou tomar pílula anticoncepcional por muitos anos não interfere na reserva de óvulos, como muitas mulheres pensam.

Sabemos que por volta dos 30 anos já acontece uma diminuição da reserva ovariana e esta queda se acentua de forma mais importante após os 35 anos. Portanto, no mundo ideal, seria importante a mulher manter hábitos de vida saudáveis e engravidar antes dos 35 anos, no entanto sabemos que estas condições ideais não se adequam para a maioria das mulheres. Hoje as demandas profissionais e, Às vezes, o fato de não ter encontrado um parceiro para formar uma família fazem com que a mulher adie os planos de gravidez. Por isto, como já falamos aqui na coluna, a possibilidade de congelar os óvulos vem ganhando cada vez mais espaço na vida da mulher contemporânea.

Para você que está tentando engravidar, marcar suas menstruações em um dos diversos aplicativos de ciclo menstrual pode ser uma sugestão. Eles fazem todo o trabalho de calcular o período fértil. Você também pode ficar atenta aos sinais de ovulação como a presença de muco vaginal em aspecto de “clara de ovo” e uma leve dorzinha do lado da barriga nos ovários. Nesta semana, o ideal é ter relações em dias alternados para não prejudicar a qualidade do esperma e Boa sorte!

 

(Fonte: Cosmopolitan)

Publicado por: susga

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


dois × = 10

Susga

Clínica Susga

Medicina Diagnóstica
Com 40 anos de história, a Clínica Susga é referência no mercado em exames de diagnósticos por imagem na região de São Gonçalo e Leste Fluminense...
Perfil Completo