Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

Você consegue controlar a sua ansiedade?

Postado: 16 de junho de 2016

A ansiedade é um sentimento natural e necessário para a proteção do ser humano, mas, quando ela foge do controle, a causa deve ser investigada.


Fique atento e procure ajuda médica caso a ansiedade passe a dominar todos os aspectos da sua vida, impedindo o foco no trabalho e demais atividades de rotina.

Crianças costumam ser acometidas por ansiedade em situações como mudança de endereço e troca de escola, mas preocupações como o medo de perder os pais também merecem atenção. Como elas encontram dificuldades em distinguir a realidade da ficção, é indicado que os pais procurem resguardá-las da exposição de notícias e cenas violentas, além de tranquiliza-las com conversas frequentes. Mostrar o lado bom das coisas a uma criança e incentivá-la a ter pensamentos melhores é uma importante demonstração de carinho.

Já os adolescentes costumam sofrer com a ansiedade, principalmente, por conta do vestibular. A pressão de ter que escolher uma profissão para a vida toda e ter que garantir boas notas nas provas é grande. Quando o vestibulando começar a apresentar irritabilidade, insônia, dor de estômago frequente, mudança de peso, além de alterações no ciclo menstrual, há fortes indícios de que algo não vai bem.

Uma ansiedade moderada, isto é, que não comprometa a qualidade de vida do aluno, pode ajudar a manter o foco no objetivo de ser aprovado num exame importante. A sensação de pânico e o ‘branco’ na memória de alguém que estudou consideravelmente são consequências da ansiedade fora de controle.

Entre os adultos, o psiquiatra Daniel Barros e a pediatra Ana Escobar falaram no programa ‘Bem Estar’ da TV Globo, que o excesso de compromissos funciona como gatilho para um quadro ansioso.

No final do ano, por exemplo, tem-se uma lista intensa de tarefas pela frente: comprar presentes para a família e amigo oculto, preparar a ceia, organizar uma viagem, entre outros. Dividir os processos em etapas e eleger prioridades são medidas simples e que fazem toda a diferença nesses momentos.

Além disso, evitar funções que não gosta pode reduzir o risco de estresse – se a pessoa detesta cozinhar, não é ideal que ela prepare a ceia, por exemplo, mas ajude num outro preparativo do Natal.

FONTE: G1

Publicado por: Susga Diagnostico

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


cinco − 5 =

Susga

Clínica Susga

Medicina Diagnóstica
Com 40 anos de história, a Clínica Susga é referência no mercado em exames de diagnósticos por imagem na região de São Gonçalo e Leste Fluminense...
Perfil Completo