Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

Asma, rinite, sinusite e bronquite: você conhece as diferenças entre elas?

Postado: 9 de junho de 2016

Doenças respiratórias são muito comuns nessa época do ano e, portanto, devemos ficar atentos aos seus sintomas. Procure um médico e siga o tratamento por ele indicado, caso você seja diagnosticado com:
Asma
Doença crônica, de origem genética, que se caracteriza pela inflamação das vias respiratórias e se manifesta por falta de ar, chiado no peito, cansaço, tosse e catarro. Os brônquios comprometidos pela doença se tornam sensíveis a vários fatores, como poeira, ácaros, mofo, pelos de animais, poluição, fumaça, alguns cheiros, mudança de temperatura, resfriados, gripes, sinusites, medicamentos, estresse, dentre outros agentes causadores.

Rinite
A rinite alérgica é definida como uma inflamação da mucosa do nariz. Alguns minutos depois de se inalar uma substância que provoca alergia, como poeira, mofo e ácaros, surgem os sintomas: coceira, irritação do nariz, espirros, coriza e entupimento nasal. Quanto mais vezes esse processo alérgico se manifesta, maior é a chance do problema se tornar crônico.

Sinusite
Também conhecida como rinossinusite, consiste na inflamação da mucosa dos seios da face e a da mucosa nasal. A sinusite pode ser aguda (sintomas com duração de 12 semanas) ou crônica e é causada por agentes infecciosos (como bactérias, fungos e vírus) ou fatores alérgicos (complicações da rinite e asma). Os sintomas mais comuns são dores de cabeça, cansaço, tosse, febre, obstrução nasal, coriza e presença de secreção espessa.

Bronquite
Como o próprio nome indica, a bronquite é uma inflamação dos brônquios, tubos que levam ar aos pulmões, provocando aumento de catarro, tosse e chiado no peito. A doença pode ser aguda, causada pelo vírus da gripe ou do resfriado, com duração média de dez dias, ou crônica. Neste caso, é mais séria, tendo como principal causa o cigarro. Por causa do fumo, os brônquios ficam constantemente irritados e inflamados, mais vulneráveis a infecções virais e bacterianas, o que agrava os sintomas da doença.

Publicado por: Susga Diagnostico

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


nove − = 7

Susga

Clínica Susga

Medicina Diagnóstica
Com 40 anos de história, a Clínica Susga é referência no mercado em exames de diagnósticos por imagem na região de São Gonçalo e Leste Fluminense...
Perfil Completo