Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

Dores no corpo não são consequências do envelhecimento!

Postado: 3 de junho de 2016

Muita gente acha que doenças reumáticas acometem exclusivamente aos idosos. O que elas não sabem é o que reumatismo, nome genérico para uma centena de doenças cujos sintomas são as dores no corpo, pode acometer a todos, em diferentes áreas e graus de gravidades.

A reumatologia é uma especialidade que trata mais de 100 doenças muito diferentes, como as autoimunes, inflamatórias, degenerativas, neoplásicas, infecciosas e de coluna. Elas acometem pessoas de todas as idades, podendo ser um transtorno passageiro ou crônico. Dessa maneira, existem doenças reumáticas com pouquíssima gravidade e outras que podem levar o paciente à morte se não forem tratadas corretamente.

Entre os transtornos mais comuns estão: artrose e artrite reumatoide (essas, por sua vez, são as doenças crônicas mais incapacitantes que existem), gota, osteoporose, fibromialgia, lúpus eritematoso sistêmico, febre reumática, entre tantas outras.

Vista a abrangência de doenças reumáticas, seus sintomas também são muito variados. As queixas mais frequentes são dores e inchaço das articulações, mas fraqueza muscular, febre diária e problemas na pele também são registrados. Qualquer órgão do corpo pode ser afetado por problemas reumáticos.

Dicas preventivas

Exercícios físicos regulares e dieta equilibrada são importantes na prevenção da artrose (também chamada de osteoartrite) de joelhos e da osteoporose. Todos os pacientes com doenças reumáticas podem e devem praticar exercícios;

O fumo está relacionado a uma evolução de certas doenças reumáticas, como a artrite reumatoide. Fumantes têm mais chance de ter a doença e de forma mais agressiva.

O diagnóstico

Ao sentir dores articulares e/ou perceber inchaço das articulações persistentes ao período de poucas semanas, procure um médico. Quanto antes diagnosticado, mais eficiente será o tratamento.

FONTE: EINSTEIN

Publicado por: Susga Diagnostico

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


× 1 = sete

Susga

Clínica Susga

Medicina Diagnóstica
Com 40 anos de história, a Clínica Susga é referência no mercado em exames de diagnósticos por imagem na região de São Gonçalo e Leste Fluminense...
Perfil Completo