Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

Trombose: por que ela ocorre e como evitar?

Postado: 11 de abril de 2016

Quando sofremos um corte, o sangue escorre um pouco e para, porque o corpo humano é dotado de um sistema de coagulação altamente eficaz. As plaquetas, por exemplo, convergem para o local do ferimento e formam um trombo (coágulo) para bloquear o sangramento. Depois de algum tempo, esse trombo se dissolve, o vaso é recanalizado e a circulação volta ao normal.

Há pessoas que apresentam distúrbios de hemostasia e formam trombos num lugar onde não houve sangramento. Em geral, eles se formam nos membros inferiores. Como sua estrutura é sólida e amolecida, um fragmento pode desprender-se e seguir o trajeto da circulação venosa que retorna aos pulmões para o sangue ser oxigenado. Nos pulmões, conforme o tamanho do trombo, pode ocorrer um entupimento – a embolia pulmonar – uma complicação grave que pode causar morte súbita.

Sintomas
A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como dor, inchaço e aumento da temperatura nas pernas, coloração vermelho-escura ou arroxeada, além do endurecimento da pele.

Fatores de risco
Predisposição genética, idade avançada, colesterol elevado, cirurgias e internações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

Tratamento
Existem medicamentos para reduzir a viscosidade do sangue e dissolver o coágulo (anticoagulantes) que ajudam a diminuir o risco, evitando a ocorrência de novos episódios e o aparecimento de sequelas. No entanto, eles devem ser somente mediante prescrição médica, após criteriosa avaliação do caso clínico.

Massageadores pneumáticos intermitentes também podem ser usados nesses casos.

Recomendações
– Procure um médico para saber se você pertence ao grupo de risco, porque existem medidas preventivas que podem e devem ser adotadas;

– Pare de fumar. Os componentes do cigarro lesam veias e artérias;

– Beba álcool com moderação;

– Movimente-se. Mesmo o ato de massagear a panturrilha pressionando-a de baixo para cima ajuda muito;

– Ande sempre que possível, se você trabalha muitas horas sentado(a);

– Use meias elásticas compressoras, sobretudo se você tem varizes;

– Não se automedique. Procure assistência médica imediatamente se apresentar algum sintoma que possa sugerir a formação de um trombo.


Publicado por: Susga Diagnostico

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


6 + = sete

Susga

Clínica Susga

Medicina Diagnóstica
Com 40 anos de história, a Clínica Susga é referência no mercado em exames de diagnósticos por imagem na região de São Gonçalo e Leste Fluminense...
Perfil Completo