Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

MAMÃE, OUTRA COISA ALÉM DA BARRIGA DEVE CRESCER DURANTE A GRAVIDEZ: O CUIDADO.

Postado: 27 de novembro de 2015

Gestantes devem usar repelentes para evitar que insetos como Dengue e Zika transmitam infecções, mas somente alguns tipos são indicados.
Vivemos nos últimos tempos uma epidemia de infecções virais potencialmente graves para as gestantes, com destaque para a Dengue e a Zika, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Para prevenir essas doenças, além da adoção de medidas de controle dos focos criadores do mosquito (como não acumular água parada), algumas dicas podem auxiliar na proteção.
– Uso de roupas compridas;
– Uso de telas nas janelas e de repelentes químicos elétricos;
Assim, os repelentes recomendados para as gestantes são os mesmos recomendados para os adultos. É errado e até perigoso pensar que a mulher grávida deve usar produtos para bebê, pensando que “se não faz mal para o bebê, não deve fazer mal para a gestante”. Para se proteger de doenças graves, a escolha do repelente deve ser feita sempre pelo critério de eficiência.
São três os principais repelentes disponíveis no Brasil:
Icaridina
DEET
R3535
A Icaridina na concentração de 20 a 25% (Exposis) é o repelente de maior duração na pele, conferindo aproximadamente 10 horas de proteção contra os insetos. É a escolha mais recomendada porque exige apenas uma aplicação ao dia, vista ao longo período de ação.
O DEET é o repelente mais comum e mais fácil de ser encontrado nas farmácias e supermercados (nas marcas OFF, Autan, Repelex, entre outros). É um repelente muito eficiente, mas sua duração depende da concentração de DEET no produto. Infelizmente no Brasil a ANVISA só autoriza a venda de repelentes com concentração de DEET de até 15%, o que confere proteção máxima por 6 horas (produtos com concentrações de 25-50% estão disponíveis em outros países e são mais eficazes). Gestantes devem escolher os repelentes com DEET na versão para adultos (15%), com 6 horas de duração, e não a versão infantil, que tem apenas entre 6 a 9% do ativo e menor duração (2 horas).
O IR3535, conhecido como Loção Antimosquito Johnson’s, é indicado para crianças de seis meses a dois anos. Tem duração muito curta, necessitando de reaplicações a cada 2 horas, o que pode deixar a gestante desprotegida em períodos de longa exposição.
Os repelentes naturais como citronela e andiroba tem rápida evaporação e, portanto, um tempo de proteção muito curto, entre 10 a 20 minutos. Assim, não são considerados repelentes seguros para gestantes.
É muito importante que, ao optar por repelentes com base em DEET ou IR3535, fazer reaplicações do produto ao longo do dia.
Vale lembrar que o mosquito Aedes aegypti tem hábitos diurnos e por isso é muito importante priorizar o uso de repelentes nos turnos da manhã e tarde.
Como aplicar?
O efeito dos repelentes se dá pelo “efeito de nuvem”, ou seja, após a aplicação o repelente evapora e forma uma “nuvem” de aproximadamente 4 cm em volta da pele que repele o inseto. Assim, não é recomendado usar o repelente por baixo das roupas, mas por cima dos tecidos e apenas na pele exposta (braços, colo, pernas e pés).
Pelo mesmo motivo, o repelente é o último produto a ser aplicado na pele. Primeiro usa-se hidratantes, filtros solares, maquiagem e o repelente sempre por cima de tudo.
Evite aplicar perto de olhos, nariz e boca. Todos os repelentes podem irritar as mucosas.
Por fim, respeite o intervalo para reaplicação do produto:

 Icaridina: 10 horas na pele e a cada 72 horas nos tecidos

 DEET adultos (15%): 6 horas

 IR3535: 2horas
Obs: As recomendações acima são baseadas nas informações disponíveis nos produtos permitidos pela ANVISA no Brasil atualmente.

Publicado por: Susga Diagnostico

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


5 × = quarenta cinco

Susga

Clínica Susga

Medicina Diagnóstica
Com 40 anos de história, a Clínica Susga é referência no mercado em exames de diagnósticos por imagem na região de São Gonçalo e Leste Fluminense...
Perfil Completo