Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

O que você precisa saber sobre dores nas articulações

Postado: 11 de novembro de 2015

Coletamos dúvidas frequentes sobre doenças reumáticas e as respectivas orientações de reumatologistas e ortopedistas. Mas alertamos: a consulta é indispensável para avaliação e tratamento do paciente.

As articulações doem mais em locais frios?
Segundo o reumatologista Dr. Nilton Salles, do Hospital 9 de Julho (SP), em locais úmidos ou de temperaturas mais baixas, as pessoas apresentam maior sensibilidade e, por isso, percebem a dor de maneira diferente. “Entretanto, na maior parte dos casos, não há qualquer evidência de que a inflamação nas articulações tenha sido intensificada”, explica.

Dores nas articulações é uma condição exclusiva em pessoas de idade?
“Existem mais de 120 tipos de doenças reumáticas. Algumas costumam acometer pessoas de idade, mas outras são típicas da infância ou da adolescência”, aponta o reumatologista Dr. Geraldo Castelar, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
A osteoartrite, por exemplo, é mais comum em idosos. O lúpus, por sua vez, atinge jovens em torno dos 20 anos. Já a gota é mais comum em adultos por volta dos 35 anos.

Exercícios físicos agravam as dores nas articulações?
De forma geral, a prática de exercícios é benéfica para as articulações, pois fortalece a musculatura do corpo e estimula a movimentação. “Dependendo do estágio da doença, entretanto,  ela não é recomendável”, alerta Dr. Nilton.
Segundo o especialista, em casos agudos de gota, por exemplo, até vestir a roupa pode ser doloroso. Por isso, é fundamental conversar com seu médico antes de iniciar uma atividade física.
“A maioria das pessoas alongam-se um pouco antes ou depois de uma atividade física, mas o alongamento deve ser incorporado em sua rotina diária”, explica o ortopedista Dr. Rodrigo Junqueira Nicolau. Pessoas que permanecem sentadas por muito tempo devem ter atenção redobrada. “Isso, de certa forma, causa uma sobrecarga sobre nossas articulações, em especial na nossa coluna”.

O peso compromete as articulações?
Estar acima do peso pode aumentar a pressão sobre as articulações. “O sobrepeso e a obesidade são agravantes para aqueles que já sofrem de inflamação nas articulações e, por isso, devem ser tratados”, aponta Dr. Nilton. Carregar muito peso ou se submeter a esforços intensos podem comprometer ainda mais o quadro.
A prática de atividade física é a melhor maneira de reverter o problema de peso e ao mesmo tempo fortalecer as articulações. “Ao iniciar as atividades físicas, opte por exercícios de baixo impacto, como andar de bicicleta, nadar ou caminhar para reduzir a pressão sobre as articulações”, explica o ortopedista Dr. Rodrigo. Além disso, músculos fortalecidos aliviam o trabalho das articulações.

A fisioterapia é a única solução para as dores nas articulações?

Depende da doença que causa as dores. Em alguns casos, é essencial a aliança entre a fisioterapia e anti-inflamatórios. Em outros, apenas a fisioterapia, e há também aqueles em que o medicamento e repouso completo são suficientes. Quem define isso é um especialista no assunto e, por isso, a avaliação médica é tão importante.
FONTE: MINHA VIDA

Publicado por: Susga Diagnostico

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


sete − = 4

Susga

Clínica Susga

Medicina Diagnóstica
Com 40 anos de história, a Clínica Susga é referência no mercado em exames de diagnósticos por imagem na região de São Gonçalo e Leste Fluminense...
Perfil Completo