Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

Os benefícios do alongamento regular

Postado: 21 de outubro de 2015

Assim como cada parte de nosso corpo, os músculos precisam de manutenção e cuidados. Por isso, atividades físicas regulares são fundamentais para que eles se desenvolvam e adquiram maior flexibilidade.

O alongamento normalmente é indicado antes e após a realização de exercícios físicos mais pesados, sejam eles aeróbicos (como a caminhada) ou anaeróbicos (a musculação e diversos outros). Gilberto Anauate, chefe de ortopedia do Hospital Santa Paula (SP), apresenta os benefícios dessa prática: “O alongamento diminui o risco de lesões e distensões musculares, melhora o desempenho físico, a postura e a circulação sanguínea, além de oferecer a sensação de relaxamento e bem-estar”.

O médico ainda aponta a importância da supervisão de um fisioterapeuta ou educador físico com capacidade de orientar a pessoa de acordo com a sua intenção e necessidade – como a prevenção de dores em determinada parte do corpo, por exemplo.

Os sedentários também devem alongar a musculatura, especialmente a região posterior – parte de trás do corpo. “Durante o dia a dia, a maioria das pessoas acumula estresse, principalmente na região cervical (nuca) e lombar (costas)”, observa a professora de ginástica Fabianna Queiroz. Ela ainda ensina movimentos simples que podem ser inseridos na rotina de trabalho, passo a passo:

1º) Sente-se com as pernas estendidas, em postura ereta, encostada ou não na parede;
2º) Deixe as pernas paralelas, os pés apontados para cima;
3º) Tente alcançar a ponta do pé, mantendo a coluna ereta. Fique na mesma posição por 20 segundos e relaxe.

Uma dica essencial é não forçar a musculatura para alcançar os pés, já no primeiro momento. “Com a prática, todos alcançam os pés, mas cada pessoa tem o seu próprio tempo para alcançar esse resultado”, ensina Fabianna. Ela sugere que o alongamento não seja confundido com exercícios de flexibilidade, pois ele não deve ser realizado muitas vezes ao dia. “O ideal é alongar antes e depois dos exercícios ou, para quem não pratica exercícios, duas vezes por dia, a hora que a pessoa acorda e logo depois do trabalho, por exemplo.”Afinal, os músculos precisam de momentos de descanso. Muitas lesões e acidentes acontecem porque a musculatura foi fatigada.

Tanto o médico quanto a professora informam que o alongamento é indicado para homens e mulheres e de todas as idades. “A única recomendação é que o aluno que tem alguma patologia – como osteoporose ou hérnia de disco – procure um médico e concilie o diagnóstico com o trabalho de seu personal trainer ou professor de fitness. No geral, todos podem praticar alongamentos, o que pode mudar é o tipo de atividade adotada”, diz Fabianna. “Com o devido acompanhamento, até pacientes acamados podem alongar os músculos”, finaliza o médico.

FONTE: VILA MULHER

Publicado por: Susga Diagnostico

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


+ 7 = nove

Susga

Clínica Susga

Medicina Diagnóstica
Com 40 anos de história, a Clínica Susga é referência no mercado em exames de diagnósticos por imagem na região de São Gonçalo e Leste Fluminense...
Perfil Completo