Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

Distúrbios do sono: causas, efeitos e tratamentos

Postado: 13 de outubro de 2015

Cansaço persistente, irritação, falta de atenção e queda de rendimento. Esses comportamentos, facilmente chamados de “preguiça” por amigos na escola ou no trabalho podem, na realidade, ser resultado de distúrbios do sono. As consequências desse quadro levam a pessoa ao risco de doença cardiovascular e até depressão.

Conheça os principais transtornos do sono:

INSÔNIA – É o problema de sono mais comum na população brasileira. Caracteriza-se pela dificuldade em iniciar e manter o sono ou dormir de maneira não reparadora, o que acarreta repercussão nas atividades diurnas. A pessoa se sente cansada, irritada, sonolenta, com dores no corpo, desanimada, mal-humorada e apresenta alterações de memória.
Causas: Ansiedade, estresse, depressão, maus hábitos – como a ingestão de bebidas alcoólicas, cafeína, chás mate e preto (que funcionam como estimulantes) próximo ao horário de dormir, ausência de horários regulares para dormir e acordar, alimentação pesada, realização de exercícios físicos à noite, além de problemas familiares, econômicos e profissionais. As causas também podem ser orgânicas, como alterações na respiração.
Tratamento: Um diagnóstico correto sobre o distúrbio e um estudo para descobrir a causa são essenciais. A partir daí, são indicadas as medidas psicológicas e medicamentosas necessárias para cada caso.

SONOLÊNCIA EXCESSIVA – É caracterizada por muito sono ou sensação de sonolência nos momentos em que é necessário estar desperto e atento, como ao dirigir, durante entrevistas ou palestras. Muitas vezes, a sensação é tão incontrolável que a pessoa chega a dormir em situações perigosas.
Causas: Dormir menos do que o necessário ou ter distúrbios do sono como, por exemplo, a apneia do sono.
Tratamento: Investigar a causa, levantar o diagnóstico e tratá-lo de acordo com o distúrbio encontrado. Se a causa for dormir menos do que o necessário, a solução pode vir do aumento das horas de sono.

SONAMBULISMO e TERROR NOTURNO -Esses transtornos são mais comuns em crianças. No sonambulismo, a pessoa levanta da cama e anda pela casa enquanto dorme e, ao acordar no outro dia, não se lembra de nada. No terror noturno, a criança senta na cama e começa a gritar, apavorada, mas depois se deita novamente e também não se lembra do fato.
Segundo a Dra. Stella, não devemos acordar a pessoa durante esses episódios, uma vez que ela está em um estado de consciência que “mistura” sono profundo e vigília. “Ela pode ficar mais confusa e, às vezes, o episódio se prolonga. Tanto no sonambulismo quanto no terror noturno, a melhor postura é manter a calma e esperar passar”.
Causa: Ainda não há uma explicação para esses distúrbios.
Tratamento: Ambos os problemas costumam desaparecer conforme a criança cresce. É necessário tomar providências para evitar acidentes durante os episódios. Os adultos desenvolvem o sonambulismo como resultado de tensões emocionais, que devem ser tratadas.

ENURESE – A criança urina na cama durante a noite. Há dois tipos: enurese primária, em que crianças com mais de cinco anos não conseguem controlar a liberação de urina; e enurese secundária, em que conseguiam controlar e depois voltam a urinar.
Causa: Não são conhecidas as relacionadas ao tipo primário e, no tipo secundário, a enurese é proveniente de problemas emocionais. Foi constatado, recentemente, que o distúrbio também pode ser provocado pela falta de um hormônio antidiurético, responsável por controlar a urina.
Tratamento: Se a causa for falta de hormônio, pode ser feito por meio de reposição. Também há tratamentos comportamentais.

DISTÚRBIO COMPORTAMENTAL DO SONO REMO sono é dividido em fases e o REM (Rapid Eye Moviment, ou Movimentos Oculares Rápidos) é o do sonho.  Esse transtorno é mais comum entre homens idosos, embora possa se manifestar em qualquer pessoa. A paralisia, característica normal desse estágio do sono, não acontece e, com isso, a pessoa vivencia o que está sonhando. Muitas vezes o comportamento é violento e as pessoas acabam com fraturas, cortes ou machucando seus companheiros. Nesse caso, devem ser tomadas medidas de segurança – como manter janelas e portas trancadas – para evitar acidentes.
Causa: Não é conhecida na maioria dos casos.
Tratamento: Uso de medicamentos específicos, de acordo com avaliação médica.

APNEIA – É um distúrbio com alta prevalência na população. Trata-se da diminuição ou interrupção da respiração por 10 segundos no mínimo. Com isso, despertar várias vezes durante a noite, ou com falta de ar, é bastante comum.
O problema atinge principalmente os homens de meia idade acima do peso e mulheres após a menopausa, mas pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, incluindo crianças. A pessoa com apneia geralmente ronca, acorda cansada (às vezes com a boca seca), fica sonolenta e apresenta queda de rendimento, além de correr risco de doença cardiovascular.
Causas: Obesidade, características físicas como o aumento das amígdalas (mais comum em crianças) ou, ainda, o estreitamento das vias respiratórias.
Tratamento: Cirurgias, uso do CPAP (sigla para ‘Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas’, que consiste num aparelho que injeta ar comprimido no nariz com pressão, desobstruindo a faringe de forma mecânica), aparelho dentário, emagrecimento e cuidado medicamentoso.

Como constatar – Além da observação das pessoas que dividam o mesmo quarto, o exame polissonografia tem o papel de analisar o paciente enquanto dorme, devendo ser realizado em um laboratório especializado. O procedimento avalia os movimentos dos olhos e pernas, a atividade elétrica cerebral, a respiração, o teor de oxigênio no sangue, entre outras funções.

Publicado por: Susga Diagnostico

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


− 6 = um

Susga

Clínica Susga

Medicina Diagnóstica
Com 40 anos de história, a Clínica Susga é referência no mercado em exames de diagnósticos por imagem na região de São Gonçalo e Leste Fluminense...
Perfil Completo