Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

Seis plantas medicinais para sempre ter em casa

Postado: 6 de outubro de 2015

Diversos estudos científicos já comprovaram os benefícios de algumas plantas para a saúde. No entanto, o uso indevido dessas pode causar efeitos tóxicos no organismo, como é o caso da hortelã, que, se for consumida em excesso, pode aumentar a acidez no estômago.

Além disso, a combinação de algumas plantas com determinados medicamentos podem transformar aliados da saúde em inimigos. Quem trata a pressão alta com remédios, por exemplo, deve ficar longe de espécies do tipo guaraná que, ao liberar adrenalina, podem anular o efeito do medicamento.

A infusão (isto é, o processo de fervura) é o modo mais simples e eficaz de extrair as propriedades das plantas. Por isso, recomenda-se que o chá seja preparado utilizando duas colheres (de sobremesa) da erva escolhida e duas  xícaras de água numa chaleira, onde deve permanecer por entre 10 a 15 minutos. A quantidade equivalente a uma xícara já oferece o efeito medicinal da planta e dificilmente riscos  à saúde.

Confira abaixo algumas espécies que podem melhorar a sua qualidade de vida:

Lavanda: auxilia na qualidade do sono
Com capacidade sedativa, ela é capaz de diminuir a atividade motora do organismo e, consequentemente, proporciona um sono mais duradouro e reparador, além de diminuir a irritabilidade e o stress. É uma das plantas medicinais mais utilizadas no mundo. A farmacêutica María Tránsito Lopez, uma das autoras do livro ‘Plantas Medicinais em Casa’, aponta ainda outra vantagem: “Ela é utilizada desde a Antiguidade, tanto por suas propriedades medicinais quanto pelo seu aroma agradável e capaz de repelir insetos.”

Boldo: ajuda na digestão dos alimentos
Protetor do fígado, o boldo aumenta a produção de bílis e, por isso, é recomendado em casos de mau funcionamento da vesícula biliar. Dessa forma, ajuda na digestão dos alimentos, sobretudo no caso de digestões lentas e difíceis, isto é, aquelas que dão a sensação de estômago pesado e sabor amargo na boca.

Passiflora: controla o stress
Age como relaxante muscular e pode ser grande aliado no combate da ansiedade. Também é útil contra a insônia, promovendo o sono de forma natural e evitando cãibras noturnas. A passiflora também tem poder contra a irritabilidade relacionada à TPM e à menopausa.

Camomila: facilita a digestão
Alivia dores abdominais e espasmos gastrointestinais. Pode ajudar a controlar vômitos, náuseas e diarreias. Além disso, a camomila é uma planta sedativa, capaz de aliviar dores associadas à menstruação. Também é grande aliada de pais e mães que querem estimular o sono de bebês e crianças.

Verbena: combate a ansiedade
É um sedativo natural. Sua principal propriedade é no combate à ansiedade. Também pode ser utilizada contra enxaqueca de origem nervosa ou associada ao ciclo menstrual. Compostos preparados com essa planta (óleos essenciais) amenizam a dor de queimaduras leves.

Eucalipto: alivia a respiração

Suas folhas, secas ou frescas, possuem propriedades expectorantes que agem nas vias respiratórias. Além disso, o eucalipto é um grande aliado contra catarros, faringite e bronquites. Também pode oferecer bons resultados para aliviar a dor articular e muscular, além de curar feridas.


FONTE: VEJA

Publicado por: Susga Diagnostico

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


2 × cinco =

Susga

Clínica Susga

Medicina Diagnóstica
Com 40 anos de história, a Clínica Susga é referência no mercado em exames de diagnósticos por imagem na região de São Gonçalo e Leste Fluminense...
Perfil Completo