Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

Mamas desenvolvidas em homens: por que isso acontece?

Postado: 10 de agosto de 2015

   Ginecomastia é o crescimento de mamas de tamanho fora do normal em homens. Ao contrário do que muitos podem pensar, este problema deve-se ao excesso de tecido mamário e não de gordura.
   A doença, de toda forma, é mais frequente nos homens mais gordos. Isso ocorre porque o tecido gorduroso produz enzimas, dotadas da propriedade de converter certos precursores da testosterona em estrógenos.
 Apesar de ser remetida à adolescência, a ginecomastia pode se desenvolver em pessoas de todas as idades. Em recém-nascidos, a causa mais comum costuma ser uma reação ao contato com o estrogênio da mãe durante a gestação. O quadro costuma se resolver rapidamente.
   Em adolescentes, o problema costuma se manifestar por volta dos 14 anos de idade, em uma ou nas duas mamas. Nesses casos, a ginecomastia ocorre em decorrência de um aumento tardio na quantidade de testosterona nos meninos em relação à quantidade de estrogênio, o que é bastante comum durante a puberdade. Quando isso ocorre, as mamas crescem por períodos que podem chegar a seis meses e depois retornam ao tamanho normal. Em cerca de 5% das vezes, entretanto, a hipertrofia persiste até a vida adulta.
   O crescimento exagerado das mamas é mais frequente em homens mais velhos. Nos idosos, a ginecomastia pode estar diretamente relacionada à queda nos níveis de testosterona no organismo. Metade dos homens com mais de 70 anos apresentam concentrações baixas de testosterona livre no sangue.
   A diminuição da testosterona no organismo pode ocorrer em razão de diversos fatores, como:

Quimioterapia;
Alguns tipos de câncer de pulmão, de estômago e de suprarrenal;
Doença hepática crônica;
Exposição a hormônios esteroides anabolizantes;
Exposição ao estrogênio;
Insuficiência renal;
Testículos que produzem níveis muito baixos de testosterona;
Tratamento hormonal para câncer de próstata;
Tratamento com radiação nos testículos;
Efeitos colaterais de algumas medicações, como diuréticos, anti-hipertensivos e cimetidina (usada para reduzir a acidez gástrica);
Defeitos congênitos;
Hipertireoidismo;
Tumores;
Câncer de mama, apesar de a doença ser extremamente rara em homens.
(O câncer de mama quase sempre se instala numa única mama, ao contrário da ginecomastia, que é bilateral em pelo menos metade dos casos).

O Diagnóstico

   É preciso diferenciá-la da pseudoginecomastia, caracterizada pelo depósito excessivo de gordura sob o mamilo sem haver aumento do tecido glandular.
   Para tanto, o paciente deve deitar-se de costas, com as mãos entrelaçadas sob a nuca. O médico palpa a mama, comprimindo-a entre o polegar e o indicador. Na ginecomastia, a palpação revelará um tecido firme, mas de consistência elástica, distribuído de forma concêntrica ao redor do mamilo. Na pseudoginecomastia a consistência será a da gordura.

O tratamento

  O aumento das mamas em homens pode ser extremamente constrangedor, especialmente para adolescentes. A boa notícia é que existe tratamento para o problema. Ele pode ser feito tanto por terapia hormonal, que bloqueia o efeito do estrogênio, como por meio de uma intervenção cirúrgica, que reduz o tamanho da mama.
   O tratamento é mais eficaz quando a causa for identificada. Por exemplo, se a pessoa sofre de hipogonadismo, a reposição de testosterona é indicada.
Quando a hipertrofia for provocada por droga, sua suspensão tornará as mamas amolecidas e menores em apenas um mês. Se o quadro estiver instalado há mais de um ano, no entanto, a regressão será bem menor por causa da fibrose.
   Nessa circunstância, a correção cirúrgica é recomendada, principalmente no caso de adolescente, de modo a prevenir problemas emocionais.
A cirurgia consiste em remover parte do tecido glandular e da gordura ao redor do mamilo.

Publicado por: Susga Diagnostico

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


nove × 3 =

Susga

Clínica Susga

Medicina Diagnóstica
Com 40 anos de história, a Clínica Susga é referência no mercado em exames de diagnósticos por imagem na região de São Gonçalo e Leste Fluminense...
Perfil Completo