Os 10 principais sintomas de uma doença renal
Postado: 4 de novembro de 2015
Muitas pessoas podem sofrer de uma doença renal e nem saber. Como os primeiros sinais são muito sutis, é comum que se descubra uma Doença Renal Crônica (DRC) quando ela atinge a condição de insuficiência renal, o que pode levar muitos anos. Conheça os principais alertas que os seus rins emitem quando algo não vai bem:
Alterações na urina – Acordar durante a noite para ir ao banheiro, sentir maior ou menor necessidade de urinar que o habitual, apresentar a urina com textura espumosa, com sangue ou com a cor mais escura são episódios que não devem ser ignorados. Sentir pressão intensa ou dificuldades para eliminar o líquido também são sintomas comuns.
Inchaço – Quando os rins apresentam um mau funcionamento, eles não conseguem remover o líquido extra que é produzido. Com isso, ele se acumula em várias partes do corpo, causando inchaço nas pernas, tornozelos, pés, rosto e mãos. Muitas vezes, o sentir-se inchado também está relacionado com a má alimentação, especialmente entre os idosos que não seguem uma dieta equilibrada e saudável.
Fadiga – O hormônio eritropoietina é a principal responsável pela produção de células vermelhas no sangue, necessárias para o transporte do oxigênio. Quando o funcionamento dos rins não é pleno, a eritropoietina deixa de ser produzida, fazendo com que o cérebro e os músculos fiquem cansados mais rápido. Essa condição é conhecida como anemia.
Sensação de frio – O anêmico pode sentir frio, mesmo numa sala com aquecimento, em razão da debilitada circulação do sangue pelo corpo.
Concentração e equilíbrio prejudicados – Quando a anemia está relacionada com uma doença renal, é sinal de que o cérebro não está recebendo a quantidade de oxigênio necessária para o desempenho de suas principais funções. Como resultado, a pessoa pode apresentar perdas de memória, dificuldades de concentração, tonturas frequentes e perda de equilíbrio.
Falta de ar – Em caso de uma doença renal, o líquido suplementar produzido por esse órgão pode ficar acumulado nos pulmões, dificultando a respiração e oferecendo riscos ao seu funcionamento. Além disso, a anemia também compromete a circulação de oxigênio no organismo, contribuindo para a falta de ar.
Dores nas pernas – Algumas pessoas acometidas por problemas renais podem sentir dores nas costas ou na lateral da perna, do lado (esquerdo ou direito) em que se encontra o órgão debilitado. O rim policístico é uma doença muito comum e que provoca dor intensa.
Erupções cutâneas e coceira – Quando os rins funcionam de forma inadequada, a acumulação de resíduos no sangue (uremia) pode gerar coceira e erupções cutâneas em qualquer parte do corpo, sendo situações frequentemente confundidas com alergias.
Gosto metálico na boca – A acumulação de resíduos no sangue pode transformar por completo o sabor dos alimentos e, geralmente, também provoca mau hálito. É comum uma pessoa com problemas renais sentir um sabor metálico durante a refeição, comprometendo grande parte da satisfação de realizá-la. Os idosos são as pessoas mais afetadas por isso e costumam perder muito peso.
Náuseas e vômitos – A formação de resíduos no sangue pode causar náuseas e vômitos. Pessoas com doenças renais estão constantemente enjoadas e sem vontade de comer e, consequentemente, apresentam falta de energia para a realização das tarefas básicas do cotidiano.
–
Causas para doenças renais:
A pressão arterial alta, doenças cardíacas e diabetes são as principais causas das doenças renais. Como elas não apresentam qualquer tipo de sinal ou sintoma evidente no seu estágio inicial, a única forma de detectá-las é a partir da realização de um checkup clínico.
O diagnóstico precoce oferece mais chances de controle da doença, que pode culminar em insuficiência renal. Quando isso ocorre, as únicas opções de tratamento são a diálise e/ ou transplante do órgão.
–
Publicado por: Susga Diagnostico
Deixe uma resposta